Inovação, empreendedorismo e negócios tecnológicos em universidades e institutos de pesquisa públicos - IPPs no cenário pós-Lei de Inovação, no Brasil – uma breve revisão bibliográfica
Palavras-chave:
empreendedorismo, inovação, negócio tecnológico, spin-offsResumo
Objetivos: O presente artigo objetiva desenvolver análises reflexivas sobre as questões relacionadas à inovação, empreendedorismo e negócios tecnológicos no âmbito das universidades e dos institutos de pesquisa públicos – IPPs, nesse cenário brasileiro, pós-lei de inovação. Especificamente, objetiva identificar e analisar características e contextos relacionados ao empreendedorismo e aos negócios tecnológicos públicos, inovadores, bem como a forma de organização de seus planejamentos estratégicos. Materiais e métodos: A metodologia constou de uma breve revisão bibliográfica sobre os temas relacionados à inovação, empreendedorismo e negócios tecnológicos. Resultados: São apresentados conceitos relacionados à inovação, empreendedorismo e negócios tecnológicos, no âmbito da administração pública, passando pelo entendimento de sete temas interligados, escolhidos pela autora: empreendedorismo tecnológico; negócios tecnológicos; universidade empreendedora, hélice tríplice, sistemas regionais de inovação, spin-offs, incubadoras e parques tecnológicos. Conclusão: Uma das contribuições das universidades e institutos de pesquisa públicos para a criação de spin-offs acadêmicos é a adequação da cultura da organização ao planejamento estratégico dos negócios tecnológicos.
Referências
ABDI. Iniciativas de estímulo à inovação: uma análise dos instrumentos públicos de apoio à inovação nas empresas brasileiras. Brasília: ABDI, 2005.
ANPROTEC. Parques tecnológicos no Brasil: estudo, análise e proposições. Brasília: ANPROTEC, 2008.
BRESSER-PEREIRA, L.C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 47, n. 1, p. 7-39, jan./abr. 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005. Regulamenta a Lei de Inovação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005.
BRASIL. Decreto nº 6.259, de 16 de novembro de 2007. Aprova a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2007.
BRASIL. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004.
BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1993.
BRASIL. Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994. Dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1994.
CUNHA, M.P. Inovação e renovação: o papel das universidades. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 1-18, 2008.
MCTI. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Manual para elaboração de proposta de projeto de inovação. Brasília: MCTI, 2006.
MCTI. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Plano de ação de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento nacional. Brasília: MCTI, 2007.
PACHECO, R.C.S. Universidade, empresa e governo: interações e perspectivas para a inovação no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 323-352, 2004.
SANTOS, F.M. Atores sociais e a construção da agenda da reforma do aparelho do Estado no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 6, p. 935-965, nov./dez. 2002.