O processo de construção de um jogo sobre métodos contraceptivos para adolescentes: um relato de experiência

Autores

  • Maria de Fatima Nascimento do Amaral
  • Antônia da Conceição Cylindro Machado UNIGRANRIO
  • Leonice Nascimento de Castro Santos UNIGRANRIO
  • Bianca Batista Pereira UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Adolescente, Jogos Experimentais, Sexualidade, Tecnologia da Informação, Enfermagem

Resumo

Mediante a necessidade de elaborar uma ferramenta digital que pudesse associar diferentes temáticas voltadas para a adolescência foi criado um jogo de tabuleiro sobre métodos contraceptivos. As Tecnologias da Informação e Comunicação facilitam o entendimento da realidade do adolescente, mediando assim processos de aprendizagem. Durante o processo de construção os participantes desenvolveram literácia informacional ampliando o conhecimento sobre a temática.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Nascimento do Amaral

Enfermeira

Antônia da Conceição Cylindro Machado, UNIGRANRIO

Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UNIGRANRIO - Mestre em Enfermagem.

Leonice Nascimento de Castro Santos, UNIGRANRIO

Estudante do Curso de Graduação da UNIGRANRIO - Ac. de Enfermagem da UNIGRANRIO.

Bianca Batista Pereira, UNIGRANRIO

Estudante do Curso de Graduação da UNIGRANRIO - Ac. de Enfermagem da UNIGRANRIO.

Referências

Macedo SRH, Miranda FAN, Júnior P, Mário J, Nóbrega VKM. Adolescência e sexualidade: scripts sexuais a partir das representações sociais. Revista Brasileira de Enfermagem. fevereiro de 2013;66(1):103–9. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-71672013000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 30/03/2016.

Kämpf C. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência. 2011;(131):0–0. Disponível em http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-76542011000700004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 30/03/2016.

Veloso EFR, Silva RC, Dutra JS. Diferentes gerações e percepções sobre carreiras inteligentes e crescimento profissional nas organizações. Revista Brasileira de Orientação Profissional. dezembro de 2012;13(2):197–208. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1679-33902012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 30/03/2016.

UNESCO. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso em 11/2015.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

1.
do Amaral M de FN, Machado A da CC, Santos LN de C, Pereira BB. O processo de construção de um jogo sobre métodos contraceptivos para adolescentes: um relato de experiência. JBT [Internet]. 6º de dezembro de 2016 [citado 6º de dezembro de 2025];4(2):283-5. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/74

Edição

Seção

Relatos de Experiência