Objetos de aprendizagem, competências profissionais para profissionais de saúde e e-learning: estudos para desenvolvimento de uma taxonomia

Autores

  • Lina Barreto Brasil UNASUS
  • Mary Caroline Skelton-Macedo USP
  • Francisco Eduardo Campos UFMG
  • Ana Estela Haddad USP

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, e-Learning, Tecnologias da Informação e Comunicação, Atenção Primária à Saúde, Odontologia

Resumo

A Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS (www.unasus.gov.br) foi concebida pelo Ministério da Saúde do Brasil, em parceria com 18 universidades públicas e serviços estaduais e municipais de saúde, com o objetivo de oferecer capacitação e educação profissional aos trabalhadores da saúde em atividade no SUS, o Sistema Único de Saúde, que conta, hoje, com cerca de 2,5 milhões de profissionais da área. Um dos principais focos da UNA-SUS é a produção de objetos de aprendizagem (OAs) interoperacionais e reutilizáveis, segundo as demandas identificadas pelos profissionais em atividade, tanto pelos que lidam com atenção à saúde, quanto pelos que lidam com assuntos de gerenciamento. Os OAs são publicados em arquivo gratuito, aberto ao público (http://ares.unasus.gov.br/acervo/). Um assunto estratégico para a expansão e, concomitantemente, para a manutenção da qualidade do que é sustentado com recursos públicos, é o estabelecimento de padrões. Para esse fim, planejamos construir uma taxonomia capaz de definir as competências pedagógicas, técnicas e profissionais, bem como as habilidades desejáveis que se espera de um determinado OA, para que este seja interoperacional e reutilizável.

Biografia do Autor

Lina Barreto Brasil, UNASUS

Doutoranda do Programa de Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da USP, Consultora da Universidade Aberta do SUS – UNASUS, Fiocruz, Ministério da Saúde.

Mary Caroline Skelton-Macedo, USP

Professora Doutora de Teleodontologia, Pesquisadora e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Teleodontologia e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da USP.

Francisco Eduardo Campos, UFMG

Professor Titular de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina e Coordenador do NESCON da UFMG, Secretário Executivo da UNASUS, Fellow da Global Health Workforce Alliance, WHO

Ana Estela Haddad, USP

Professora Associada, Pesquisadora do Núcleo de Teleodontologia e Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da USP.

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Publicado

2013-06-01

Como Citar

1.
Brasil LB, Skelton-Macedo MC, Campos FE, Haddad AE. Objetos de aprendizagem, competências profissionais para profissionais de saúde e e-learning: estudos para desenvolvimento de uma taxonomia. JBT [Internet]. 1º de junho de 2013 [citado 6º de dezembro de 2025];2(2):23-8. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/22

Edição

Seção

Artigos de Revisão