Aplicativo baseado nos determinantes da doença cárie para apoio à tomada de decisão

Autores

  • Alessandra Martins Ferreira Warmling Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudio José Amante Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milton Luiz Horn Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Lúcia Shaefer Ferreira de Mello Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Informática Odontológica, Cárie Dentária, Educação Odontológica

Resumo

Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de um aplicativo baseado nos determinantes da doença cárie dentária. Materiais e métodos: O aplicativo foi desenvolvido por meio de um trabalho interdisciplinar entre profissionais das áreas de Odontologia, que forneceram o referencial teórico que fundamentou as regras necessárias para o desenvolvimento do aplicativo, e profissionais das áreas de Sistemas de Informação e de Design que programaram o software. Resultados: Um aplicativo que permite receber, armazenar e analisar dados referentes aos determinantes do processo saúde-doença da cárie dentária de um indivíduo, bem como de grupos de indivíduos. Conclusão: Sua utilização possibilita a gestão das informações e agilidade nos processos de tomadas de decisão, tornando-se útil na organização de diferentes intervenções no processo saúde-doença da cárie dentária, no âmbito dos serviços de saúde. Atua também como instrumento de apoio no ensino em Odontologia ao abordar temas como a cárie e seus determinantes, relação entre o território e o processo saúde-doença bucal, modelo de atenção em saúde bucal e vigilância em saúde.

Biografia do Autor

Alessandra Martins Ferreira Warmling, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Odontologia, área de concentração Odontologia em Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Santa Catarina. - Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva

Cláudio José Amante, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto IV do Departamento de Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina. - Doutor.

Milton Luiz Horn Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado II do Curso de Design, do Centro de Comunicação e Expressão, da Universidade Federal de Santa Catarina. - Doutor.

Ana Lúcia Shaefer Ferreira de Mello, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. - Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva Doutora em Enfermagem.

Referências

Narvai PC. Saúde bucal no Brasil: muito além do céu da boca. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2010.

Campos AC, Almeida ER, Guedes RS. Doença cárie: determinantes sociais e impacto na qualidade de vida. Ciênc Saúde Coletiva. 2012;17(11):3031-40.

Petersen PE. The World Oral Health Report 2003: continuous improvement of oral health in the 21st century– the approach of the WHO Global Oral Health Programme. Community Dent Oral Epidemiol. 2003;31 Suppl 1:3-23.

Pinto RS, Matos DL, Loyola Filho AI. Características associadas à procura por serviços odontológicos entre idosos brasileiros. Cad Saúde Pública. 2012;28(1):114-24.

Ministério da Saúde (BR). SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012.

Bratthall D, Hänsel Petersson G. Cariogram– a multifactorial risk assessment model for a multifactorial disease. Community Dent Oral Epidemiol. 2005;33(4):256-64.

Twetman S, Fontana M. Patient caries risk assessment. Monogr Oral Sci. 2009;21:91-101.

Baelum V, López R. Caries epidemiology and its challenges. Monogr Oral Sci. 2009;21:58-70.

Wierichs RJ, Meyer-Lueckel H. Systematic review on noninvasive treatment of root caries lesions. J Dent Res. 2015;94(2):261-71.

Ferreira MC, Fernandes LHS, Marquezan M. Importância do uso de aplicativos móveis na promoção da saúde. Rev Bras Promoç Saúde. 2019;32:1-7.

Silva BLS, Simões AC, Silva CMF. Aplicativos móveis na área de saúde: revisão integrativa. Rev Cuid. 2019;10(1):e610.

Gomes MA, Silva DMP, Marques GQ, Silva RM, Munari DB, Chaves LDP. Aplicativos móveis em saúde: revisão de literatura sobre suas funcionalidades, vantagens e desvantagens. Texto Contexto Enferm. 2017;26(4):e2260016.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

1.
Warmling AMF, Amante CJ, Vieira MLH, de Mello ALSF. Aplicativo baseado nos determinantes da doença cárie para apoio à tomada de decisão. JBT [Internet]. 21º de dezembro de 2012 [citado 6º de dezembro de 2025];1(2):35-42. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/13

Edição

Seção

Artigos Originais