Game de prevenção à queda de idosos no ambiente doméstico

Autores

  • Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino
  • Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi UFMA
  • Elza Bernardes Monier UNA-SUS/UFMA
  • Edilson Thialison da Silva Reis SENAC
  • Marcelo Henrique Monier Alves Junior Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão
  • Maria Bethânia da Costa Chein UFMA

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Prevenção de Acidentes, Acidentes por Quedas, Educação em Saúde

Resumo

Este artigo trata do relato da experiência da UNA-SUS/UFMA no desenvolvimento de um jogo sério de prevenção de quedas de idosos, aplicado aos alunos de um curso de Especialização. É descrito o processo de desenvolvimento do game e o resultado numérico de sua aplicação, de modo que foi constatado um expressivo número de usuários que utilizaram este recurso.

Biografia do Autor

Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino

Arquiteta e Urbanista.

Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi, UFMA

Professora adjunta do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/BICT da UFMA e Professora Permanente no Programa de Pós- Graduação em Design/UFMA - Pós Doutora em Engenharia e Gestão do conhecimento e Doutora em Mídia e Conhecimento.

Elza Bernardes Monier, UNA-SUS/UFMA

Cirurgião-Dentista, Membro do Corpo de Coordenação da UNA-SUS/UFMA - Mestrado em Ciências da Saúde.

Edilson Thialison da Silva Reis, SENAC

Professor - Bibliotecário no SENAC - Mestre em Design na Linha Design e Produtos Multimídias.

Marcelo Henrique Monier Alves Junior, Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão

Professor da Faculdade Laboro e Gerente de Projeto na Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ) - Mestre em Ciências da Computação.

Maria Bethânia da Costa Chein, UFMA

Professora Associada III da UFMA e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança (PPGSAC) da UFMA - Doutora em Medicina - Mastologia.

Referências

Vancarenghi RV, Santos SSC, Barlen ELD, Pelzer MT, Gomes GC, Lange C. Alterações na funcionalidade/cognição e depressão em idosos institucionalizados que sofreram quedas. Acta paul enferm. 2011; 24(6):828-833.

Pighills AC, Torgerson DJ, Sheldon TA, Drummond AE, Bland JM. Environmental Assessment and Modification to prevent falls in older people. J Am Geriatr Soc. 2011; 59(4):2636.

Moraes LP, Reis MC, Valente JFC. Quedas de idosos no ambiente domiciliar e consequentes alterações nas atividades básicas da vida diária (AVD) e nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD). Anais SIMPAC. 2015; 4(1).

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM Nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt2528_19_10_2006.html.

Silva ANS, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva. 2015; 20(4): 1099-1107.

Zyda M. From visual simulation to virtual reality to games. Computer. 2005; 38(9): 25-32.

Almeida LR, Silva ATMC, Santos LM. Jogos para capacitação de profissionais de saúde na atenção à violência de gênero. Rev bras educ med. 2013; 37(1): 110-119.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

1.
Aquino IF de O, Zandomeneghi ALA de O, Monier EB, Reis ET da S, Alves Junior MHM, Chein MB da C. Game de prevenção à queda de idosos no ambiente doméstico. JBT [Internet]. 6º de dezembro de 2016 [citado 6º de dezembro de 2025];4(2):302-5. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/79

Edição

Seção

Relatos de Experiência