Gamificação aplicada ao módulo autoinstrucional on-line “Saúde da População Negra”

Autores

  • Lina Sandra Barreto Brasil UNA-SUS

Palavras-chave:

Origem Étnica e Saúde, Educação a Distância/Tendências, Avaliação Educacional/Métodos, Educação

Resumo

Utilização de gamificação para estimular a interação dos alunos com os conteúdos apresentando o racismo institucional no SUS que impede o acesso da população negra a um serviço de saúde equitativo. A estratégia mostrou-se eficaz ao fomentar a interação com os conteúdos antes da realização das avaliações.

Biografia do Autor

Lina Sandra Barreto Brasil, UNA-SUS

Consultora Educação a Distância UNA-SUS - Doutora em Odontologia, USP 2016.

Referências

Brasil LSB, Lemos AF. Rede Colaborativa para Desenvolvimento de Curso sobre a Saúde da População Negra. In: Relatos do uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais da saúde no Sistema Universidade Aberta do SUS. Recife: Ed. Universitária/UFPE, 2014. p. 53-79. Disponível em: http://www.unasus.gov.br/sites/default/files/livro_relatos_una-sus_2014.pdf

Bloom BS, Hastings T, Madaus G. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Pioneira; 1993.

Ribeiro WS, Junior OS, Barreto Brasil LS. Desenvolvimento da Ferramenta Relatório de Progresso do Aluno no curso online Saúde da População Negra da UNA-SUS. Brasília, 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

1.
Brasil LSB. Gamificação aplicada ao módulo autoinstrucional on-line “Saúde da População Negra”. JBT [Internet]. 6º de dezembro de 2016 [citado 6º de dezembro de 2025];4(2):299-301. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/78

Edição

Seção

Relatos de Experiência