Utilização do Wii Fit U em um ambulatório de fisioterapia neurofuncional
Palavras-chave:
Reabilitação Neurológica, Jogos de Vídeo, Sistemas VirtuaisResumo
O Wii Fit U® foi utilizado como coadjuvante na reabilitação de pacientes do ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional da Policlínica Piquet Carneiro, com diferentes diagnósticos. Foram utilizados jogos de equilíbrio, fortalecimento e aeróbicos como recurso terapêutico de acordo com as evidências científicas encontradas na literatura.
Referências
Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional. http://abrafin.org.br/perguntas-frequentes Acesso em 30/06/2016.
Yatar GI, Yildirim SA. Wii Fit balance training or progressive balance training in patients with chronic stroke: a randomised controlled trial. J Phys Ther Sci. 2015;27(4):1145–51. https://www.jstage.jst.go.jp/browse/jpts/27/4/_contents Acesso em 14/06/2016.
Cruz AP. O uso da Realidade Virtual Como Ferramenta de Inovação Para Reabilitação de Pacientes Com Doença de Parkinson: Uma Revisão Sistemática. Caderno de Graduação Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT. 2015;2(3):97-110. https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernobiologicas/issue/view/140 Acesso em: 14/06/2016.
Soares MD, Santos JKV, Costa FA, Melo LP. Wii reabilitação e fisioterapia neurológica: uma revisão sistemática. Rev Neurocienc. 2015; 23(1): 81-88. http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2015/2301/indice2301.htm Acesso em: 21/07/2016.
Barcala L, Collela F, Araújo MC, Salgado ASI, Oliveira CS. Análise de equilíbrio em pacientes hemiparéticos após o treino com o programa Wii Fit. Fisioterapia e Movimento. 2011;24(2):337-343. http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/rfm?dd99=issue&dd0=296 Acesso em: 21/07/2016.
Goble JD, Cone BL, Fling BW. Using the Wii Fit as a tool for balance assessment and neurorehabilitation: the first half decade of “Wii-search”. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation. 2014;11(1):3-11. http://www.jneuroengrehab.com/content/11/1/12 Acesso em: 21/07/2016.