Curso EAD de Preceptoria em Ensino na Saúde: uma experiência exitosa

Autores

  • Edna Marta Mendes da Silva Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel
  • Francis Solange Vieira Tourinho UFSC
  • Juliana Balbinot Reis Girondi UFSC
  • Luciara Fabiane Sebold UFSC
  • José Diniz Junior UFSN
  • Janio Gustavo Barbosa UFRN
  • Rita de Cássia Tavares de Oliveira Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel
  • Luzicinia da Costa Santos Coelho da Silva Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel
  • Silvana Kempfer UFSC
  • Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim UFRN

Palavras-chave:

Preceptoria, Educação Continuada, Profissional de Saúde, Educação a Distância

Resumo

Objetivos: Construir e realizar um curso de capacitação pedagógica a distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde. Materiais e método: Estudo do tipo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa sobre desenvolvimento de curso de capacitação pedagógica a distância no Estado do Rio Grande do Norte. Para subsidiar a elaboração do curso foi aplicado um roteiro semiestruturado com 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria em hospitais públicos de ensino para identificar as necessidades pedagógicas relacionadas ao processo educacional, o que fundamentou a construção do conteúdo programático. O curso foi disponibilizado na modalidade a distância através da plataforma Moodle e a primeira turma teve duração de 45 dias. Resultados: 133 profissionais realizaram o curso e o avaliaram como método de fácil aceitação, com autogestão do tempo facilitando a adesão, conteúdo proporcionando melhoria do desempenho profissional e relataram que a tutoria estimulou a processo de reflexão autocrítica no ensino-aprendizagem. Conclusão: O curso utilizando a metodologia a distância permitiu a satisfação, o desenvolvimento de habilidades e a formação qualificada de preceptores em saúde.

Biografia do Autor

Edna Marta Mendes da Silva, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel

Enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Natal. RN. Brasil - Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Francis Solange Vieira Tourinho, UFSC

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da UFSC. Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/UFRN.Vice-Líder do Grupo de Pesquisa C&C/UFSC. Florianópolis. SC. Brasil. - Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UNICAMP.

Juliana Balbinot Reis Girondi, UFSC

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa GESPI/UFSC. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil. - Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Luciara Fabiane Sebold, UFSC

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa C&C/UFSC. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil. - Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina

José Diniz Junior, UFSN

Médico Docente do Departamento de Cirurgia da UFSN. Coordenador do Telessaúde do Rio Grande do Norte. Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/UFRN. Natal. RN. Brasil. - Doutor em Medicina pela UNIFESP.

Janio Gustavo Barbosa, UFRN

Designer Instrucional. Secretaria de Ensino à Distância SEDIS/UFRN. Natal. RN. Brasil.

Rita de Cássia Tavares de Oliveira, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel

Nutricionista. Núcleo de Educação Permanente do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Natal. RN. Brasil - Especialista em Nutrição Clínica e Especialista em Educação para Preceptores do Sus.

Luzicinia da Costa Santos Coelho da Silva, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel

Nutricionista. Núcleo de Educação Permanente do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Natal. RN. Brasil - Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS.

Silvana Kempfer, UFSC

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN/UFSC. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil. - Dou- tora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, UFRN

Docente do Departamento de Engenharia Biomédica e PPgEEC/UFRN. Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação na SEDIS/UFRN. Natal. RN. Brasil. - Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

Missaka H, Ribeiro VMB. A preceptoria na formação médica: o que dizem os trabalhos nos congressos Brasileiros de educação médica 2007-2009. Rev Bras Educ Med. Internet 2011 Set; 35(3):303-10. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n3/a02v35n3. Acesso em 27/02/2015

Rodrigues CDS. Competências para a preceptoria: construção no programa de educação pelo trabalho para a saúde. Porto Alegre. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2012.

Brasil. Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982. Dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 18 ago 1982.

Bagnato M. Inovações pedagógicas na educação superior em saúde: algumas reflexões. 2005.

Missaka H. A prática pedagógica dos preceptores do internato em emergências e medicina intensiva de um serviço público não universitário. Rio de Janeiro. Dissertação [Mestrado em Educação em Ciências e Saúde] - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ; 2010.

Ribeiro KRB, Prado ML. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Rev Gaucha Enferm [Internet] 2013;34(4):161-65. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00161.pdf. Acesso em 27/02/2015

Rocha HC, Ribeiro VB. Curso de formação pedagógica para preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med [Internet] 2012 Set;36(3):343-50. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n3/08.pdf. Acesso em 27/02/2015

Afonso DH, Silveira LMC. Os desafios na formação de futuros preceptores no contexto de reorientação da educação médica. Rev Hosp Univ Pedro Ernesto 2012;11(Supl 1.):82-6.

Botti SHO. O papel do preceptor na formação de médicos residentes: um estudo de residências em especialidades clínicas de um hospital de ensino. Rio de Janeiro. Tese [Doutorado em Ciências na área de Saúde Pública] – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; 2009.

Soares ACP, Maiorquim CR, Souza CRO, Vale DNF, Fujimoto DE, Fagundes FP, et. al. A Importância da Regulamentação da Preceptoria para a Melhoria da Qualidade dos Programas de Residência Médica na Amazônia Ocidental, Cadernos ABEM 2013 Out;9:14-22.

Miranda DL, Krogh E, Da Costa JEFB, Teixeira JAM, Miranda JDS, Lauletta Neto J, et. al. O Ensino e a Assistência: Valorização e Reconhecimento da Preceptoria na Residência Médica do Maranhão, Cadernos ABEM 2013 Out;9:47-52.

Viana AM, Santos AM, Guedes A, Bastos C, Portela DS, Daltro DLR, et. al. Como Promover o Reconhecimento da Função de Preceptor da Residência Médica? Como Promover uma Boa Formação para os Nossos Residentes? Estratégias de Enfrentamento – Sínteses dos Grupos Aprendendo a Ensinar e Mosaico, Cadernos ABEM 2013 Out;9:24-30.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

1.
da Silva EMM, Tourinho FSV, Girondi JBR, Sebold LF, Diniz Junior J, Barbosa JG, et al. Curso EAD de Preceptoria em Ensino na Saúde: uma experiência exitosa. JBT [Internet]. 6º de dezembro de 2016 [citado 6º de dezembro de 2025];4(2):261-7. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/70

Edição

Seção

Artigos Originais