Teleconsultoria em enfermagem em estomaterapia: Contribuições para a educação à distância

Autores

  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza UERJ
  • Helena Maria Scherlowski Leal David UERJ
  • Carolina Cabral Pereira da Costa Centro Universitário Celso Lisboa
  • Maurício Maurício Hospital Geral de Guarus

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação à distância, Telessaúde, Estomaterapia

Resumo

Introdução e Objetivo: Levantar o quantitativo, a natureza e a localidade de onde partiram as solicitações das teleconsultorias na área de estomaterapia e discutir as condutas adotadas diante dos questionamentos apresentados. Material e Método: Estudo documental, quantitativo e descritivo, utilizando o banco de dados do Telessaúde UERJ, no mês de março de 2015. Os dados foram apresentados pela estatística simples e analisados a luz do referencial teórico da estomaterapia e das novas tecnologias de ensino. Resultados: Foram realizadas 19 consultorias, nos anos de 2013 e 2014. A maioria foi encaminhada por profissionais enfermeiros, mas também teve a participação de outras categorias. As consultas abordaram dúvidas referentes aos tipos de coberturas, cuidados de enfermagem a clientes com feridas, além de questões relacionadas à estomaterapia como área do saber. A análise dos dados mostra como a estomaterapia ainda é pouco conhecida entre os profissionais da saúde e, em especial, para os enfermeiros, uma vez que se registraram várias dúvidas que perpassam a missão e os objetivos dessa especialidade. Conclusões: É relevante a socialização do conhecimento por meio da educação à distância e da estratégia de consultorias, pois se consegue atingir diversas localidades do país, facilitando a troca de experiência entre os diversos profissionais.

Biografia do Autor

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, UERJ

Doutora em Enfermagem. Diretora da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenadora do Curso de Enfermagem em Estomaterapia da ENF/UERJ. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Helena Maria Scherlowski Leal David, UERJ

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da ENF/UERJ. Professora Permanente da Pós- graduação Stricto Senso da ENF/UERJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Carolina Cabral Pereira da Costa, Centro Universitário Celso Lisboa

Doutoranda em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Estomaterapia. Professora do Centro Universitário Celso Lisboa e Enfermeira do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. Rio de Janeiro, Brasil.

Maurício Maurício, Hospital Geral de Guarus

Doutora em Enfermagem. Especialista em Terapia Intensiva, Clínica Médica e Cirúrgica e Estomaterapia. Enfermeira no Hospital Geral de Guarus e do Ministério da Saúde (INTO/MS). Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2016-12-06

Como Citar

1.
Souza NVD de O, David HMSL, da Costa CCP, Maurício M. Teleconsultoria em enfermagem em estomaterapia: Contribuições para a educação à distância. JBT [Internet]. 6º de dezembro de 2016 [citado 6º de dezembro de 2025];4(2):255-60. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/69

Edição

Seção

Artigos Originais