Um serious game como estratégia na promoção da saúde no combate ao uso de drogas

Autores

  • Eduardo Filgueiras Damasceno Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paulo Augusto Nardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adriane Anastacio Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luiz Luiz Fernando Braga Lopes Faculdade Cidade Verde
  • Anderson Mine Fernandes Faculdade Alfa

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Jogos Experimentais, Comportamento de Procura de Droga

Resumo

Objetivos: Diversas abordagem vêm sendo aplicadas para atenuar o problema do consumo de drogas por jovens e adolescentes, todas baseadas nos efeitos negativos de seu consumo. Todavia, o que se tem percebido é que este tipo de estratégia está muito aquém do convívio do adolescente. Portanto, a estratégia aqui relatada investiga o comportamento do adolescente e jovem em idade escolar no intuito de identificar a necessidade de uma intervenção para coibir não apenas o possível uso, mas também identificar a compreensão sobre os malefícios do consumo de diversos tipos de entorpecentes. Materiais e métodos: Foram usados o método qualitativo para avaliar as perguntas e respostas de crianças e adolescente ao usar o jogo (e, desta forma, avaliar a comunicabilidade) juntamente com um método quantitativo para promover as análises apresentadas no texto. Resultados: Observa-se que as informações colhidas pelo jogo assumem um caráter de colaboração às abordagens tradicionais de repressão e combate ao consumo de drogas. Conclusão: O método do uso de jogos digitais promove maior envolvimento das crianças e adolescentes e ajuda as abordagens tradicionais a ampliar a eficácia da promoção da saúde no meio escolar.

Biografia do Autor

Eduardo Filgueiras Damasceno, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador em Informática em Saúde - Doutor em Engenharia Elétrica.

Paulo Augusto Nardi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador em Jogos Digitais - Doutor em Ciências da Computação.

Adriane Anastacio Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisadora em Tecnologia - Mestre em Tecnologia, Pesquisadora em Tecnologia na Educação.

Luiz Luiz Fernando Braga Lopes, Faculdade Cidade Verde

Professor Doutor - Faculdade Cidade Verde - Maringá - Doutor em Engenharia Elétrica Pesquisador em Inteligência Computacional.

Anderson Mine Fernandes, Faculdade Alfa

Professor na Faculdade Alfa - Umuarama - Mestre em Informática. Pesquisador em Jogos Digitais.

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

1.
Damasceno EF, Nardi PA, Silva AA, Lopes LLFB, Fernandes AM. Um serious game como estratégia na promoção da saúde no combate ao uso de drogas. JBT [Internet]. 6º de dezembro de 2016 [citado 6º de dezembro de 2025];4(2):237-45. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/67

Edição

Seção

Artigos Originais