Um serious game como estratégia na promoção da saúde no combate ao uso de drogas
Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Jogos Experimentais, Comportamento de Procura de DrogaResumo
Objetivos: Diversas abordagem vêm sendo aplicadas para atenuar o problema do consumo de drogas por jovens e adolescentes, todas baseadas nos efeitos negativos de seu consumo. Todavia, o que se tem percebido é que este tipo de estratégia está muito aquém do convívio do adolescente. Portanto, a estratégia aqui relatada investiga o comportamento do adolescente e jovem em idade escolar no intuito de identificar a necessidade de uma intervenção para coibir não apenas o possível uso, mas também identificar a compreensão sobre os malefícios do consumo de diversos tipos de entorpecentes. Materiais e métodos: Foram usados o método qualitativo para avaliar as perguntas e respostas de crianças e adolescente ao usar o jogo (e, desta forma, avaliar a comunicabilidade) juntamente com um método quantitativo para promover as análises apresentadas no texto. Resultados: Observa-se que as informações colhidas pelo jogo assumem um caráter de colaboração às abordagens tradicionais de repressão e combate ao consumo de drogas. Conclusão: O método do uso de jogos digitais promove maior envolvimento das crianças e adolescentes e ajuda as abordagens tradicionais a ampliar a eficácia da promoção da saúde no meio escolar.
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