Campus Virtual de Saúde Pública: ampliando o acesso ao conhecimento e formação em saúde pública
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Educação a Distância, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação em Saúde, Educação PermanenteResumo
O Campus Virtual de Saúde Pública CVSP/OPAS é uma estratégia de cooperação técnica no campo de educação em saúde, entendendo conhecimento como um bem público. Rede formada por 12 países que compartilham cursos, recursos e aulas virtuais. Atualmente, abriga 2.050 recursos compartilhados em acesso aberto, cursos, ferramentas de aprendizagem e proposta de integração com redes como UNA-SUS.
Referências
Organización Panamericana de la Salud (OPAS). Un proyecto elearning-ehealth para las áreas indígenas y de difícil acceso en la región de las Américas; 2012. Disponível em: http://clinica.campusvirtualsp.org/sites/all/files/uploads/proyecto_modelo_cvd_v3.pdf. Acesso em 17/08/2014
Organización Panamericana de la Salud (OPAS). Centro Latino-Americano y del Caribe de Información en Ciencias de la Salud (BIREME/OPAS). Política general de la red de recursos educacionales abiertos campus virtual de salud pública (CVSP) e biblioteca virtual en salud (BVS). [s.l]: OPAS; 2013.
Organización Panamericana de la Salud (OPAS). Modelo Estratégico del Campus Virtual de Salud Pública; 2008. Disponível em: http://www.campusvirtualsp.org/download/modelos/EstrategicoCVSP_08.pdf. Acesso em 18/08/2014
Organización Panamericana de la Salud (OPAS). Enfoque Educativo del Campus Virtual de Salud Pública; 2013. Disponível em: http://www.campusvirtualsp.org/download/modelos/Enfoque_Educativo_CVSP13.pdf. Acesso em 18/08/2014
Furniel ACM, Mendonça APB, Silva AB, Maximo RMS. Comunidad Virtual y Salud Pública: integrando tecnologías, procesos, modelos y personas. In: Congreso Internacional de Informática en Salud, VIII; Congreso Internacional Tecnologías Convergentes: Integración e Independencia, II, 2011, Havana, Cuba, 2011. p. 111, v. 1.
Fundação Oswaldo Cruz. VI Congresso Interno: Fundação Oswaldo Cruz como instituição pública estratégica de estado para a saúde. [s.l]: Fiocruz; 2010. Relatório final.
Giroux H. Jóvenes, diferencia educación postmoderna. In: Castells M, Flecha R, Freire P, Giroux H, Macedo D, Willis P. Nuevas perspectivas críticas en educación. Barcelona: Paidós Educador; 1994.
Fundação Oswaldo Cruz. Congresso Interno: conhecimento e inovação para a saúde, desenvolvimento e cidadania. [s.l]: Fiocruz; 2014. Documento de Referência.