Telemedicina como ferramenta de ensino no cuidado ao paciente queimado
Palavras-chave:
Queimaduras, Educação continuada, TelemedicinaResumo
No contexto da saúde e educação médica, o cuidado ao paciente queimado ocupa uma pequena carga horária na formação. Objetivos: Avaliar os conhecimentos no cuidado do paciente queimado e validar o uso da telemedicina como instrumento de propagação destes conhecimentos. Materiais e Métodos: Aplicou-se dois questionários iguais com 10 questões, online, via SurveyMonkey, antes e após curso com 8 aulas de uma hora de duração cada, presencial ou via videoconferência. Ao final do curso uma prova online com 36 questões foi realizada. Resultados: Participaram do curso gratuito 215 pessoas, sendo 53% estudantes, 23% enfermeiros, 9% técnicos e 6% residentes. Desses, 39% já haviam participado do atendimento ao paciente queimado e 22% haviam realizado curso de formação. Dos 69 que concluíram o curso, 68,1% acompanharam presencialmente, enquanto 31,9% via telemedicina. No teste aplicado antes do curso a média foi de 56,6% de acertos e após o curso 84,8%. A nota final atribuída ao curso para aqueles que o concluíram foi de 8,6 (máxima de 10). Conclusão: A realização de palestras via telemedicina é ferramenta útil na propagação dos conceitos no cuidado a saúde.
Referências
A Self-Directed, Web-Based Learning Program produced by the American Burn Association. Acessado em 5 de Dezembro de 2013 em: http://www.ameriburn.org/ABLS/ABLSNow.htm
CNNAQ – Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado. Acessado em 5 de Dezembro de 2013 em: http://sbqueimaduras.org.br/cnnaq-curso-nacionalde-normatizacao-de-atendimento-ao-queimado
Marttos AC, Kuchkarian FM, Abreu-Reis P, Pereira BMT, Collet-Silva FS, Fraga GP. World J Emerg Surgy. 2012; 7(Suppl 1):S4
Pereira BMT, Calderan TRA, Nolasco da Silva MT, Carlos da Silva A, Marttos Jr AC, Fraga GP. Initial experience at a university teaching hospital from using telemedicine to promote education through video conferencing. Sao Paulo Med J. 2012; 130(1):32-6.
Hays RB, Peterson L. Options in education for advanced trainees in isolated general practice. Aust Fam Physician. 1996;25(3):362-366.
Rede Universitária de Telemedicina. Acessado em 5 de Dezembro de 2013 em: http://rute.rnp.br
American Telemedicine Association: Telemedicine Defined. Accessed on December 5th, 2013, from http://www.americantelemed.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=3333
Ereso AQ, Garcia P, Tseng E, Gauger G, Kim H, Dua MM, et al. Live transference of surgical subspecialty skills using telerobotic proctoring to remote general surgeons. J Am Coll Surg. 2010; 211(3):400-11.
Mauer UM, Kunz U. Management of neurotrauma by surgeons and orthopedists in a military operational setting. Neurosurg Focus. 2010;28(5):E10.
Huang CM, Chan E, Hyder AA. Web 2.0 and internet social networking: a new tool for disaster management? - lessons from Taiwan. BMC Med Inform Decis Mak. 2010; 6:10:57.
Blanche PA, Bablumian A, Voorakaranam R, Christenson C, Lin W, Gu T, et al. Holographic three-dimensional telepresence using large-area photorefractive polymer. Nature. 2010; 468(7320):80-3.
Jabbour P, Gonzalez LF, Tjoumakaris S, Randazzo C, Rosenwasser R. Stroke in the robotic era. World Neurosurg. 2010; 73(6):603-4.
Latifi R, StanonikMde L, Merrell RC, Weinstein RS. Telemedicine in extreme conditions: supporting the Martin Strel Amazon Swim Expedition. Telemed J E Health. 2009; 15(1):93-100.
Landers SH. Why health care is going home. N Engl J Med. 2010; 363(18):1690-1.
Hede K. Teleoncology gaining acceptance with physicians, patients. J Natl Cancer Inst. 2010; 102(20):1531-3.
García Jordá E. Telemedicine: shortening distances. Clin Transl Oncol. 2010; 12(10):650-1.
Cochran A, Edelman LS, Morris SE, Saffle JR. Learner Satisfaction With Web-Based Learning as an Adjunct to Clinical Experience in Burn Surgery. J Burn Care Res 2008; 29:222-6.
Chumley-Jones HS, Dobbie A, Alford CL. Web-based learning: sound educational method or hype? A review of the evaluation literature. Acad Med 2002; (10, Suppl):S86-S93.
Curran V, Hoekman T, Gulliver W, Landells I, Hatcher L. Web-based continuing medical education. II. Evaluation study of computer-mediated continuing medical education. J Contin Educ Health Prof. 2000; 20:106-19.