Telemedicina como ferramenta de ensino no cuidado ao paciente queimado

Autores

  • Alcir Escocia Dorigatti Universidade Estadual de Campinas
  • Flavio Nadruz Novaes Santa Casa de Limeira
  • Bruno Monteiro Tavares Pereira Universidade Estadual de Campinas
  • Mateus de Paula Solino Universidade Estadual de Campinas
  • Antonio Carlos da Silva II Universidade Estadual de Campinas
  • Armando Carlos Franco de Godoy Hospital de Clínicas da Unicamp
  • Gustavo Pereira Fraga Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Queimaduras, Educação continuada, Telemedicina

Resumo

No contexto da saúde e educação médica, o cuidado ao paciente queimado ocupa uma pequena carga horária na formação. Objetivos: Avaliar os conhecimentos no cuidado do paciente queimado e validar o uso da telemedicina como instrumento de propagação destes conhecimentos. Materiais e Métodos: Aplicou-se dois questionários iguais com 10 questões, online, via SurveyMonkey, antes e após curso com 8 aulas de uma hora de duração cada, presencial ou via videoconferência. Ao final do curso uma prova online com 36 questões foi realizada. Resultados: Participaram do curso gratuito 215 pessoas, sendo 53% estudantes, 23% enfermeiros, 9% técnicos e 6% residentes. Desses, 39% já haviam participado do atendimento ao paciente queimado e 22% haviam realizado curso de formação. Dos 69 que concluíram o curso, 68,1% acompanharam presencialmente, enquanto 31,9% via telemedicina. No teste aplicado antes do curso a média foi de 56,6% de acertos e após o curso 84,8%. A nota final atribuída ao curso para aqueles que o concluíram foi de 8,6 (máxima de 10). Conclusão: A realização de palestras via telemedicina é ferramenta útil na propagação dos conceitos no cuidado a saúde.

Biografia do Autor

Alcir Escocia Dorigatti, Universidade Estadual de Campinas

Acadêmico do curso de Medicina, Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil;

Flavio Nadruz Novaes, Santa Casa de Limeira

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Queimaduras e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Coordenador da Unidade de Tratamento de Queimaduras da Santa Casa de Limeira, Limeira, SP, Brasil;

Bruno Monteiro Tavares Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Médico Assistente da Disciplina de Cirurgia do Trauma do Departamento de Cirurgia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil;

Mateus de Paula Solino, Universidade Estadual de Campinas

Acadêmico do curso de Medicina, Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Antonio Carlos da Silva II, Universidade Estadual de Campinas

Analista de Suporte e Redes da Divisão de Informática do Hospital de Clínicas da Unicamp, Campinas, SP, Brasil;

Armando Carlos Franco de Godoy, Hospital de Clínicas da Unicamp

Professor, Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital de Clínicas da Unicamp, Campinas, SP, Brasil;

Gustavo Pereira Fraga, Universidade Estadual de Campinas

Professor Coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma do Departamento de Cirurgia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Referências

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Publicado

2014-03-01

Como Citar

1.
Dorigatti AE, Novaes FN, Pereira BMT, Solino M de P, da Silva II AC, de Godoy ACF, et al. Telemedicina como ferramenta de ensino no cuidado ao paciente queimado. JBT [Internet]. 1º de março de 2014 [citado 6º de dezembro de 2025];3(1):21-6. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/50

Edição

Seção

Artigos Originais