O uso de tecnologias da informação e comunicação em áreas rurais é suficiente para a educação continuada?

Autores

  • Magda Moura de Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Cláudio Alves de Albuquerque Universidade de Fortaleza
  • Victor Rezende Veras Universidade de Fortaleza
  • Saulo Herculano de Carvalho Universidade de Fortaleza
  • Ivana Daniela César Universidade Estadual de Campinas
  • Luisa Patrícia Fogarolli de Carvalho Universidade José do Rosário Vellano

Palavras-chave:

Telessaúde, Saúde da População Rural, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Resumo

Objetivos: Esta pesquisa teve o intuito de avaliar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por profissionais de saúde do interior do Ceará. Materiais e Métodos: Estudo transversal, no qual foram aplicados questionários para profissionais de nível superior da Estratégia de Saúde da Família de quatro municípios cearenses vinculados a uma universidade privada pelo internato rural. Resultados: Uma amostra de 72 enfermeiros, dentistas e médicos responderam o formulário. A maioria dos profissionais utilizam diferentes recursos tecnológicos para uso pessoal e para atividades profissionais. O telefone celular é a forma mais comum de TIC utilizada na prática profissional (61%). O uso recreacional da Internet (96%) é maior do que como parte da prática clínica diária (37%), assim como o e-mail (90% versus 38%). Apenas alguns (17%) têm acesso à Internet no local de trabalho e a maioria (60%) precisa viajar pelo menos 30 minutos para ter acesso à Internet. Daqueles que têm acesso à Internet no local de trabalho, 91% utilizam para atividades de autoaprendizagem ou de ensino. Conclusão: Nossos dados apoiam a ideia de que somente o acesso aos recursos tecnológicos não é suficiente. Os dispositivos móveis parecem, no momento, oferecer vantagem de acessibilidade para este grupo.

Biografia do Autor

Magda Moura de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Saúde Pública, Doutoranda de Ensino em Saúde Universidade Estadual de Campinas, Professora Assistente Universidade de Fortaleza – UNIFOR/Ceará

Cláudio Alves de Albuquerque, Universidade de Fortaleza

Médico Graduado, Monitoria Internato de Saúde Coletiva – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil;

Victor Rezende Veras, Universidade de Fortaleza

Graduando em Medicina, Monitoria Internato de Saúde Coletiva – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Saulo Herculano de Carvalho, Universidade de Fortaleza

Graduando em Medicina,– Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Ivana Daniela César, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Saúde Coletiva, Doutoranda em Saúde Coletiva - Universidade Estadual de Campinas

Luisa Patrícia Fogarolli de Carvalho, Universidade José do Rosário Vellano

Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Doutora em Ciências Médicas, Professora Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS/Minas Gerais

Referências

Sargeant JM. Medical education for rural areas: Opportunities and challenges for information and communications technologies. J Postgrad Med [serial online] 2005 [cited 2012 Mar 18];51:301-7. [http://www.jpgmonline.com/text.asp?2005/51/4/301/19244]

Filho EDC. Telessaúde em apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, [S.l.], v. 3, n. 11, p. 210-215, Nov. 2010. ISSN 2179-7994. Disponível em: http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/227>. Acesso em: 06 Dez. 2013. doi:10.5712/rbmfc3(11)227.

Ministério da Saúde. Portaria nº 2.546, de 27 de outubro de 2011. Redefine e amplia o Programa Telessaúde Brasil, que passa a ser denominado Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes). Brasil, Diário Oficial União. 28 out 2011; N. 208; Seção 1; p. 50-51.

Portal da Transparência. Detalhes do Convênio: 667899. Brasil. Controladoria-Geral da União. Acesso em: 8 jul. 2012. [http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/DetalhaConvenio.asp?CodConvenio=667899&TipoConsulta=0].

Portal da Transparência. Detalhes do Convênio: 663794 Brasil. Controladoria-Geral da União. Acesso em: 8 jul. 2012 [http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/DetalhaConvenio.asp?CodConvenio=663794&TipoConsulta=0].

Lewis T, Synowiec C, Lagamarsino G, Schweitzer J. E-health in low- and middle-income countries: findings from the Center for Health Market Innovations. Bulletin of the World Health Organization 2012;90:332-340. doi: 10.2471/BLT.11.099820.

Chang LW, Mwanika A, Kaye D, Muhwezi WW, Nabirye RC, Mbalinda S, et al. Information and communication technology and community-based health sciences training in Uganda: perceptions and experiences of educators and students. Inform. Health Soc. Care [Internet]. 2012 Jan [cited 2012 Mar 22];37(1):1–11. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21332303

Mugisha JF. Using information and communication technology to revitalize continuing professional development for rural health professionals: evidence from a pilot project. Rural Remote Health. 2009;9(4):1222.

Oliveira MH De, Gonçalves DU. Videoaula ou Teleconsultoria no Aprendizado em Otorrinolaringologia do Médico de Família. Rev Bras Educ Med. 36(4):531–5.

Downloads

Publicado

2014-03-01

Como Citar

1.
de Almeida MM, de Albuquerque CA, Veras VR, de Carvalho SH, César ID, de Carvalho LPF. O uso de tecnologias da informação e comunicação em áreas rurais é suficiente para a educação continuada?. JBT [Internet]. 1º de março de 2014 [citado 6º de dezembro de 2025];3(1):12-20. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/49

Edição

Seção

Artigos Originais