Usabilidade da telemedicina como uma plataforma de ensino colaborativo para estudantes de medicina
Palavras-chave:
Telemedicina, Usabilidade, Colaboração, e-health, Ensino-AprendizagemResumo
Objetivos: Uma das características fundamentais da tecnologia da informação é a versatilidade. Dessa forma é possível elaborar programas educacionais utilizando esse tipo de tecnologia, mais especificamente a telemedicina. Este artigo relata o desenvolvimento de duas ferramentas de ensino-aprendizagem intituladas “Youknow” e “SANA” e descreve a experiência de professores e alunos de medicina com essas novas metodologias de ensino. Materiais e métodos: Realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, no Hospital Universitário Gaffrée Guinle, a experiência com as ferramentas contou com a participação das alunas do 3º ano de graduação de medicina, cursando a disciplina de clinica médica, que por sua vez define a entrada dos estudantes na rotina hospitalar. Resultados: As novas tecnologias da informação descritas ao longo do artigo buscaram o diálogo aberto entre professor-aluno e comunidade medica, desenvolvendo uma forma colaborativa de ensinoaprendizagem entre docentes e discentes. Conclusão: A partir dessa experiência considerou se viável a utilização da telemedicina como base para criar ferramentas de ensino-aprendizagem para alunos e professores da graduação de medicina, pois além de afastar da tradicional metodologia de ensino, arcaica e hierárquica, fomenta a autonomia dos alunos e incentiva as relações inter e intrapessoais entre alunos, médicos, professores e comunidade.
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