Engenharia do conhecimento de sistemas de informação em saúde com base em modelos multinível minimalistas

Autores

  • Luciana Tricai Cavalini UERJ
  • Timothy Wayne Cook LA-MLHIM

Palavras-chave:

Registros Eletrônicos de Saúde, Gestão do Conhecimento, Design de Programas Computacionais

Resumo

A manutenção em longo prazo dos registros eletrônicos de saúde dentro de seu contexto original de informação é uma exigência ética que conflita com a necessidade constante de migração das informações para novos sistemas, quando eles são desenvolvidos e melhorados. As especificidades de cada estabelecimento de saúde em particular excluem a viabilidade de um registro de saúde monolítico, e garantir a interoperabilidade entre os sistemas é o principal desafio enfrentado pelos pesquisadores da área de informática em saúde. Diferentes abordagens de modelagem multinível têm sido desenvolvidas para lidar com essa complexidade. No entanto, as especificações originais de modelagem multinível são direcionadas para o desenvolvimento de prontuários eletrônicos de base hospitalar, o que dificulta sua adoção para o desenvolvimento de aplicativos mais simples, com propósitos específicos, para uso em situações de saúde extra-hospitalares. Este artigo apresenta a engenharia do conhecimento de um modelo multinível minimalista que pode ser implementado por desenvolvedores para todo o espectro mais amplo de aplicações na área de saúde. Ao utilizar padrões da indústria de tecnologia da informação, esta abordagem permite uma maior adoção de tecnologias interoperáveis em saúde.

Biografia do Autor

Luciana Tricai Cavalini, UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ - Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.

Timothy Wayne Cook, LA-MLHIM

Colaborador Internacional do Laboratório “Multilevel Healthcare Information Modeling” (LA-MLHIM), Associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Medicina Assistida por Computação Científica - Mestre em Health Informatics pela University of Central Lancashire.

Referências

Beale T, Heard S, Kalra D, Lloyd D. openEHR Foundation. [acesso em 17 nov 2011]. Disponível em: http://www.openehr.org.

ISO/IEC 10746. Information Technology – Open Distributed Processing – Reference Model. Geneva: ISO/IEC; 1998.

Fowler M. UML distilled: a brief guide to the standard object modeling language. 3rd ed. Boston: Addison-Wesley; 2004.

Beale T. Archetypes: constraint-based domain models for future-proof information systems. In: OOPSLA ’03, Anaheim, California, USA. New York: ACM Press; 2003.

Silva B, Ziviani A, Gomes ATA. Análise e projeto de sistemas de informação em saúde com modelagem multinível. In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica; 2006 out 2-6; São Pedro, SP. p. 1354-7.

Silva B, Gomes ATA, Ziviani A. Engenharia de modelos conceituais com restrições: uma abordagem de modelagem multinível para sistemas de informação em saúde. In: Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica; 2008 out 26-30; Salvador, BA. p. 1156-9.

Silva B, Gomes ATA, Ziviani A. Modelagem multinível minimalista: uma abordagem para desenvolvimento de sistemas de informação em saúde com requisitos mutáveis. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica; 2010 nov 21-25; Tiradentes, MG. p. 1001-4.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

1.
Cavalini LT, Cook TW. Engenharia do conhecimento de sistemas de informação em saúde com base em modelos multinível minimalistas. JBT [Internet]. 21º de dezembro de 2012 [citado 6º de dezembro de 2025];1(2):43-50. Disponível em: https://jbt.abtms.org.br/index.php/jbt/article/view/14

Edição

Seção

Artigos de Revisão